mercredi 14 février 2007

"Desabafos"

Sou, com muito orgulho, ex-aluno do Instituto Militar dos Púpilos do Exército.

Tinha intenção de abordar o assunto mais tarde. Contudo, por força do destino, sinto-me no dever de divulgar um texto publicado na revista da APE - Associação dos Púpilos do Exército.
Foi escrito por uma pessoa muito querida e a qual lamento não ter sido minha professora. Ela, também ex-aluna da Nossa Casa, fala sobre um grupo de jovens..o qual tive o enorme prazer de pertencer.

Um beijo para a Professora e Amiga =)


"No passado dia 10 de Novembro de 2006, teve lugar no pavilhão polidesportivo da 2ª secção do IMPE, a cerimónia da Abertura Solene 2006/2007. Esta cerimónia vem oficializar o início do ano lectivo, entregar as cartas de curso aos alunos que finalizaram o ano 2005/2006 e premiar os alunos que durante esse ano se distinguiram quer pelos seus dotes académicos, físicos e de comportamento. O prémio mais esperado é sem dúvida o prémio “Querer é Poder” que visa premiar o aluno que ao longo do seu percurso no IMPE mais se dedicou e mereceu, pelo seu comportamento e dotes de carácter, o reconhecimento da instituição. Não fora a minha surpresa ao constatar que o prémio não tinha sido atribuído ao aluno comandante de batalhão (CB), e eu não estaria aqui a fazer esta narrativa. Se bem que o aluno premiado foi, e é, um rapaz aplicado e responsável e aluno cumpridor e por isso merecedor de tal distinção, mas o aluno CB, sempre demonstrou uma enorme dedicação ao IMPE, e fez tudo aquilo que estava ao seu alcance para melhorar, até logisticamente, a vida no pilão. Durante 7 anos foi graduado, empenhando-se no bom relacionamento entre colegas e, sempre com uma postura respeitosa, fez a ligação alunos, pais e Instituto. Falo com conhecimento e não só da boca para fora, pois tive a sorte de ser ele o graduado do meu filho quando da sua entrada para o Instituto e ele foi um elemento chave para a integração do rapaz no IMPE, com atitudes e exemplos por ele vividos. Além disso foi meu aluno durante três anos, e sempre se comportou de forma exemplar.

O ano de 2005/2006 foi um ano muito intenso e difícil, com um turbilhão de acontecimentos que todos nós tivemos dificuldade em gerir. Todos sabemos que a situação do IMPE não é a melhor e que infelizmente se nota em cada instante um declínio propositado. Como tal, o ano que passou não foi fácil para os alunos que sempre acreditaram que o Instituto tem valor e merece crescer com dignidade. Muitas vezes por isso as suas atitudes não foram bem vistas aos olhos de quem, de forma fria e distante, apenas vê o imediato e não o essencial. ”O essencial é invisível aos olhos”, escreveu Antoine de Saint-Exupéry.

A dissertação já vai longa, e também eu me estou a afastar do essencial…

Quando no final da cerimónia dei os parabéns ao aluno premiado, ele agradeceu, embora com pouco à vontade e “chama”. Por certo também ele sentia que o prémio não tinha ficado nas mãos certas. Soube depois que na APE os alunos e ex-alunos tinham homenageado o CB. Pensei que eles sim tinham visto mais alto e sabiam o essencial! Demonstraram todos que eram pessoas bem formadas e com uma personalidade forte que hoje já é difícil de encontrar. Esta “fornada” de alunos finalistas foi uma “fornada” de valor e como há muito tempo eu não via. Só tenho por isso um apelo a fazer-lhes: venham à APE, os ex-alunos precisam de vocês, tragam sangue novo e coragem para fazer crescer o espírito pilão. Muitos de nós por certo nos revemos nesta juventude de força. Façam-nos acreditar que o futuro é possível e que, os que querem, não podem acabar com estes laços que nos unem e fortificam. Como nota final aqui fica, pela minha parte, o prémio “Querer é Poder” para todos vós. Obrigada!"

Ana Oliveira

(19781097)

Aucun commentaire: