mercredi 17 janvier 2007

“Inteligência Emocional”

"Qualquer um pode zangar-se - isso é fácil.
Mas zangar-se com a pessoa certa, na justa medida, no momento certo, pela razão certa e da maneira certa - isso não é fácil."

Aristóteles, Ética a Nicómaco

Não faz muito tempo, o sucesso de uma pessoa era avaliado pelo raciocínio lógico e habilidades matemáticas e espaciais (QI).

Mas Daniel Goleman – PhD, um dos maiores experts da área, reputado psicólogo de Harvard e jornalista do The New York Times, com seu livro "Inteligência Emocional" retoma uma nova discussão sobre o assunto. Ele refere o conceito de inteligência emocional como maior responsável pelo sucesso ou insucesso das pessoas.

Defende que o factor mais importante NÃO É o Quociente de Inteligência, os cursos académicos ou os conhecimentos técnicos, mas sim esta qualidade representada pelas siglas IE.

A maioria das situações de trabalho é envolvida por relacionamentos entre as pessoas.

Deste modo,

Afabilidade / Compreensão / Gentileza = SUCESSO


Trata-se de um conjunto de competências como a auto confiança e o auto domínio, o empenhamento e a integridade, a capacidade de comunicar e influenciar, de iniciar e aceitar mudanças.




A redefinição inevitável do significado de “Ser Inteligente” é, de certa forma, a desforra do Sentimento sobre a Inteligência.


Fonte: "Inteligência Emocional", por Joaquim Cruz (GRH) em 24/01/06


4 commentaires:

Anonyme a dit…

Concordo plenamente contigo, meu caro amigo!
São todo um conjunto de qualidades e competências que, com o tempo devem ser bem geridas e controladas.
São competências que devemos ter e usar não só a nivel profissional como nas relações que estabelecemos com quem nos cruzamos: amigos, familia e etc e, no fim, o sucesso é de todos :D!
I love it :D:D ***

Anonyme a dit…

=P a tua sobrinha ja tem 17 anos pah! *bj grande e obgd

Anonyme a dit…

Andava por aqui a vaguear no teu blog e a pensar em ti...hoje não sei porquê não estou nos meus dias, tenho saudades das pessoas de quem gosto e tu és uma delas...Este post fez-me sorrir, pq senti-me compreendida, ser inteligente é muito mais d um curso superior, é utilizares as tuas qualidades e aproveita-las para o fim q queres com sucesso:)
Ja falta pouco para o regresso, acho q temos muito café ainda.
e agora descobre lá quem eu sou!

L´Ambassadeur a dit…

Tricky question? =P