dimanche 14 janvier 2007

L´histoire - é minha obrigação!

Mais uma soirée chez JD. Festa antecipada de Natal.

Perninhas de frango e tostas deliciosas, vinho tinto de Bordéus e whisky escocês. Uma árvore de Natal gigante "plantada" no centro da sala.

As personalidades mais diversas. O anfitrião, Contabilista franco-português, a anfitriã, Prof.ª Leila Buchman, oriunda de Chicago. Entre os convidados, jovem engº, loirinha sexy, chilena com novo contracto, parisiense aspirante a artista, homem com tendências, alguém entendida em relógios, locutora de uma famosa rádio nacional, jornalista da Presse Internationale e...Xavier.

Após uma discussão bastante agradável sobre a aceitação dos franceses aos estrangeiros no seio das empresas multinacionais com a distante e aparentemente snob menina da Presse, conversas paralelas entre o grupo, e várias horas de "Guess who u are" deparámo-nos com o final da noite.

Hora de dormir!

...

14h30! Tomo um duche rápido. Quero fugir à monotonia. Saio de casa sozinho. O meu roommate fica com o seu adorável primo.

É Natal e a downtown de Rouen está submersa, como qualquer outra downtown de qualquer outra cidade de qualquer outro país do mundo. Mas estou determinado! É a última hipótese de comprar algo local para a família. Tarefa árdua.

Passo a faculdade, o cruzamento enorme, a famosa Lavomatic.. Passeio pelas ruas antigas da cidade. Os prédios característicos. Recordam-me um estilo específico de casas que vi na Alemanha. Algo a que associo a tabernas medievais.

E lá estava ela. Logo a seguir à casa do Canadiano, o guitarrista. Não me dei conta da porta. Olhei de relance pela vitrine e apenas vi um quarto minúsculo. Dei 2 passos e voltei atrás. Espreitei!

3 raparigas conversavam e observavam atentamente algo exposto na parede. Tenho um impulso, dou um toque na porta e entro: "Bonjour!"
Ainda tentava perceber se havia entrado numa loja ou se estava por engano num recinto destinado a uma exposição de arte privada. Era surreal, mas bom. Sentia-me em casa.

Vi todas as pequenas obras de arte. Ñ sabia por onde escolher. Daí surgiu a simpática menina que "se encontrava de serviço". Falámos, falámos, falámos..

Resultado: 45min após entrada, saía pela porta duma casa pequenina, mas com enorme valor. 2 quadros e uma jarra embrulhadas dentro do saco de papel.

Sentia-me diferente. Tinha descoberto "Le Bólokal".


Uma associação de artistas em part-time. Grupo de jovens que sempre que há possibilidade, isolam-se do mundo e dedicam-se ao seu próprio estilo de arte. De todas as formas e feitios, o desafio passa por cada um deles criar a obra inspirando-se na sua visão.

Depois?! Vende-se e ganha-se uns trocos.. C´est la vie.

Talvez um dia "alguém" repare naquela loja pequenina, ao lado da casa do Canadiano, o guitarrista..

3 commentaires:

Anonyme a dit…

Canadiano, lá esta... estao por todo o lado..
nah.. nao sei quem es... por isso nunca vou ler este blog... lolol

beijo grande po meu tio =D

Tânia a dit…

Olha tu devias era ter vergonha! França... Só sabes copiar as outras pessoas! Só faltava teres ido pa Paris, a minha linda cidade!

Bem.. um comentário construtivo... Agr é k me lixaste! Pah... há 1s anos ouvi dizer k tinhas um blog, mas ninguem sabia kal era.. não keres mostrá-lo agr? Ou era tudo propaganda falsa à tua pessoa? Hum Hum??

Cá vamos nós outra vez... Construtivo... Tou a perder-me nos meus pensamentos!

Aki vai... A última vez k olhei pa ti estavas sentado e sorriste.. com akele sorriso tão caracteristico k simplesmente faz parte de ti. Sorriste pa mim ou sorriste da visão k tiveste.. Eu ... E gostei de te ver sorrir.. foi com vontade, foi carinhoso. A última vez k falamos... Hoje... foi o recordar de um passado, não foi doloroso nem confuso, foi um saber perdoar 1 pedaço de vida que nenhum de nós escolheu viver. Quer queiramos quer não.. acaba por ser sempre ela a escolher-nos!

Talvez um dia me leves a essa loja pequenina, um pedaço de céu do paraíso onde tás. Talvez um dia...
Tudo em nós é talvez um dia! E talvez um dia encontre aki um texto verdadeiramente Kk.
Com todas as filosofias e ideias que te pertencem e que eu senti na pele!

Tem juizo! Já não tens idade pa aventuras! =P

Olha.. vendo bem.. axo k não tenho nada de construtivo pa dizer =P Até aí nada de novo né?

Contenta-te com o que estou disposta a dar. Pode ser que para a próxima recebas mais das minhas sábias palavras! ;)

Anonyme a dit…

Apenas te digo... adoravel, espectacular e lindo!
Adorei ler este texto... :)
Só qualidades que este menino tem!!
Continua, fico à espera para ler mais coisas no teu blog! :D ;)